A Aula do Vinho e a Academia do Vinho de Córdoba, uma associação culturais, cujos objetivos se concentram em promover e difundir a cultura enológica.. Os seus membros são pessoas que entendem que o vinho faz parte da nossa cultura ancestral e que, como tal, deve ser promovido O seu consumo sábio e moderado é, portanto, um valor que deve ser transmitido de geração em geração. Com esse fim, as duas associações organizam numerosas atividades, entre elas cursos de Viticultura, Enologia e Cata, palestras e conferências, apresentações, homenagens às tabernas, nomeações de sócios de honra às pessoas que mereçam este galardão e, para finalizar, os Prémios Mesquita que, mais um ano, convoca a reconhecidas marcas e vinícolas.
O Concurso Ibérico de Vinhos Cidade de Córdoba Prémios Mesquita celebra os seus «casamentos de prata», vinte e cinco anos ininterruptos de concurso, o concurso mais veterano da Espanha Nasceu com a única ideia de potenciar o sector vitivinícola, premiando a qualidade, o esforço do viticultor e do viticultor; e nessa linha contínua Por estes motivos, foi oficialmente reconhecido, ano após ano, pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Ambiente e pela Conservara de Agricultura e Pesca da Junta de Andaluzia.
Desde aquela primeira convocação, ano 1994, a participação aumentou edição após edição, o que vem confirmar que Córdoba tem esse encanto especial que, nos últimos anos, a levou a ser uma das capitais mais visitada e valorizada por um turismo em alta que busca conhecer os seus monumentos e, também, os seus estabelecimentos gastronómicos: excelentes restaurantes e impolutas tabernas, algumas mais que centenárias, nas quais essa cozinha breve e saborosa que chamamos tampa, acompanhadas por vinhos de todos os tipos e proveniências, fazem as delícias dos visitantes Córdoba é hoje a indiscutível capital gastronómica da Andaluzia.
Por outro lado, a carreira profissional deste concurso, a alta qualificação dos seus provadores e o trabalho dos seus organizadores, colocou-a num lugar destacado entre os eventos deste tipo que se realizam em Espanha e Portugal Acrescentamos ser o único concurso ibérico oficialmente reconhecido que se realiza na Andaluzia, região eminentemente turística e com um invejável consumo de vinho.
Escusado será dizer que, após vinte e cinco anos, os Prémios Mesquita ocupam um lugar de destaque no mundo do vinho Um Prémio Mesquita, para o consumidor, é um prémio apreciado, sinónimo de qualidade.
Nascem os Prémios Mesquita, que começaram o seu percurso com o nome Cidade de Córdoba-Prémios Mesquita, texto que figurava nos diplomas daqueles anos. Posteriormente o concurso fica unido ao monumento principal da nossa cidade, um dos mais visitados e conhecidos do mundo.
Funda-se a Sala do Vinho de Córdoba, com a finalidade de promover a cultura do vinho, promover a qualidade e procurar o seu consum
Berhanyer, galardão que o famoso estilista concede a partir desta data à garrafa mais elegante de todas as que concorrem anualmente nas Mesquitas. É o primeiro concurso espanhol que concede prémio ao design.
Para melhor conhecimento dos prémios alcançados são criadas as medalhas autoadesivas Prémios Mesquita-Córdoba
Inaugura-se Amostra de Vinhos de Espanha, Cata de outono, nas Cavalariças Reais de Córdoba, com a finalidade de que as vinícolas possam oferecer os seus vinhos a um público interessado em conhecê-los.
O Prémio Mesquita-Córdoba de vinhos completa 20 anos. O concurso passa a ser ibérico, Espanha e Portugal, a partir deste ano.
Por ocasião desta efeméride e por proposta de várias empresas do setor oleícola, nasce o Concurso Ibérico à Qualidade dos Azeites Virgem Extra Prémios Mesquita, com a peculiaridade de que só podem participar embalados, não grandes lotes a granel.
A Amostra passa a denominar-se vinho e aoves, para permitir que os lagares concorrentes apresentem os seus aoves neste concurso.
XXV aniversário dos Prémios Mesquita. A participação de amostras supera a de anos
Os XXVI Prémios vinho mesquita são realizadas no Real Círculo da Amizade, um dos casinos mais antigos (1884) e elegantes da Europa.
A Academia do Vinho de Córdoba é uma associação, sem fins lucrativos, cuja principal finalidade é divulgar a cultura milenar de dois produtos agroindustriais milenares como o azeite virgem extra e o vinho, propiciar o seu consumo moderado e destacar, em especial, os valores de todos os que são elaborados em Espanha e Portugal.
Para o efeito, tem organizado cursos de formação, ciclos de conferências, viagens técnicas e outras atividades complementares. Mas suas atividades fundamentais são a organização de dois concursos ibéricos de qualidade sob o nome de Prémios Mesquita, certames de vinhos e de azeite virgem extra, ambos de reconhecido prestígio por parte dos elaboradores e consumidores A informação deste certame chega a mais de 8.000 vinícolas e a mais 2.000 lagares, da Espanha e Portugal, periodicamente por correio eletrónico e através dos meios de comunicação, especialmente dos especializados.
Os Vinhos Prémios Mesquita comemorar a sua 26 edição no próximo 2020 É o concurso de vinhos mais veterano da Espanha A trajetória de participantes é ascendente, demonstrando a confiança que depositam neste evento tanto as vinícolas como os consumidores, que sabem que a concessão de um Prémio Mesquita responde a indubitáveis parâmetros de qualidade. Para isso conta com a melhor equipe de provadores.
Os Prémios Mesquita AOVEs comemoram em 2020 a sua sétima edição. Assim como o vinho, aumenta o número de participantes desde a sua primeira edição. Uma da suas singularidades é que só podem participar oves embalados, não conjuntos ou partidas armazenadas em grandes volumes. Os prémios são atribuídos ao azeite que pode ser comprado no mercado.