Os vinhos Mesquita Awards completa em 2020 26 anos ininterruptos Nasceram no seio da ExpoCordoba, aquela feira de amostras que se celebrava no recinto de San Carlos. Hoje é o concurso de qualidade mais importante que se celebra anualmente na metade sul da Espanha, o mais veterano dos ibéricos e talvez também da Espanha.
Além disso, é um dos concursos mais valorizado pelas empresas vinícolas de Espanha e Portugal, sem dúvida por conta de um excelente jurado procedente de ambos os países e estar organizado por uma associação cultural. randes e experientes provadores e provadoras atestam a qualidade dos vinhos premiados.
Ao longo da sua história, tem acrescentado novos valores. Um deles é o prémio ao design, à elegância da garrafa, dirigido desde os seus primórdios por grande desenhista Elio Berhanyer, que vestiu rainhas e exímias atrizes, distinto e esquecidas sócio da Sala do Vinho.
Elio selecionava a garrafa «melhor vestida», dizia ele. Foi um prémio pioneiro que incidiu positivamente no interesse das vinícolas para melhorar a imagem dos seus vinhos. Como dizia o poeta Luis Forets o vinho, como o amor, entra pela vista. Nada mais certo. Uma garrafa elegante é removido dos lineares antes de outro menos aclamativo. Creio que já copiaram a ideia, faltaria mais, mas jamais terão esses novos prémios a categoria e validade do julgamento de um artista como Elio Berhanyer.
A medalha autocolante começou a ser utilizada a partir de 2008. Desde então, milhões de garrafas ostentaram este reconhecimento, que garante ao consumidor a qualidade do vinho contido na garrafa.
A incorporação dos vermutes foi realizada em 2018, na XXIV edição, atendendo à demanda, crescente, desta aromática bebida cuja base é o vinho. Paralelamente foram criados dois prémios específicos, tanto para o melhor vermute como para a garrafa mais bem vestida.
A partir de 2014, vêm sendo celebrados os Prémios Mesquita de azeite virgem extra, AOVE. Vinho e azeite, dois produtos bíblicos eminentemente mediterrânicos, portanto, espanhóis e portugueses, que as raízes das nossas cepas e oliveiras se enredam nos mais remotos vestígios da civilização.
O sector oleícola confiou neste concurso, que em breve se situou em altos níveis de participação.
efeméride das bodas de prata dos Prémios Mesquita coincidiu com o 25º aniversário da nomeação do centro histórico Património da Humanidade pela UNESCO. Córdoba espera a lagares e adegas para celebrar tão magno evento.
Câmara municipal e Disputante de Córdoba foram os principais patrocinadores de ambos os concursos ao longo destes anos, aos quais há que agradecer o seu apoio incondicional e a confiança depositada na Sala e na Academia do Vinho de Córdoba.